Saindo do Cheque Especial

Saindo do cheque especial

 

Cheque especial é um produto financeiro disponível nos bancos, com alto juros, hoje só perde para os juros cobrados no cartão de credito.

Juros do cheque especial realmente são exorbitantes podendo chegar a mais de 200% ao ano em algumas instituições financeiras.

Quando devemos utiliza-lo?

O cheque especial deve ser utilizado apenas em uma situação especial mesmo, de extrema urgência, como precisa comprar um remédio e está sem dinheiro, nesse caso utilize o cheque especial caso não tenha nenhuma outra opção, porém liquide esse valor o mais rápido possível.

Existe algumas instituições financeiras que permitem o uso de até 10 dias sem juros no cheque especial, em caso de emergência essa é uma boa estratégia.

O grande problema é que existem pessoas que consideram o valor limite do cheque especial como parte de seu orçamento, e fazem disso uma verdadeira bola de neve. Jamais cometa esse erro.

A saída para que esta no cheque especial e não tem condições de liquidar o valor, é solicitar um empréstimo pessoal com juros mais baratos ao banco e financiar em parcelas, onde essa parcela caiba dentro de seu orçamento.

O juros cobrado em empréstimo pessoal é bem mais vantajoso e as parcelas pagas passam a liquidar o juros e o saldo devedor, enquanto no cheque especial quando paga o juros debitado na conta além de ser muito alto, você liquida apenas o juros e não o saldo devedor.

Se você tiver condição de fazer um empréstimo consignado, pode ser a melhor opção para liquidar o cheque especial, o empréstimo consignado tem juros menores.

Outra opção é a portabilidade de sua conta, bancos como Caixa Federal, Banco do Brasil, Bancos estaduais e Cooperativas de crédito, tem normalmente as menores taxas de juros. Faça uma pesquisa e compare as taxas e faça a portabilidade de sua conta para a instituição que lhe ofereça as melhores condições com as menores taxas de juros e financiamento em empréstimo pessoal.

Negativado, caso seja esse o problema, você esteja negativado nos departamentos de proteção ao credito, a portabilidade não será possível. Nesse caso a melhor saída é fazer um acordo da dívida no próprio banco e assim que liberar do órgão de proteção ao credito, você pode solicitar a outro banco a portabilidade caso seja vantajoso a taxa de juros cobrada.

Importante durante o desafio de liquidar as parcelas, evite utilizar crédito novamente, reeduque-se, participe de treinamentos de educação financeira, leia livros de educação financeira, e tenha um controle rigoroso em seus gastos.

Sucesso

Roberto Navarro

CEO Instituto Coaching Financeiro.

controle

Anúncios

Tags:, , , , ,

About coaching financeiro

Analista Financeiro, Agente de Investimentos Diretor Financeiro e Marketing Diretor Executivo da Matrix Invest Seguros, Previdência Corretora de Valores Diretor Executivo do Instituto de Performance Financeira. Máster coach internacional, certificado ICI (International Coach Institute), ECA (European Coaching Association) Instituto Internacional de Coaching , Coaching Sistemico, Coaching com foco na Solução, Desenvolvimento de Processo de Neurolinguistica, Hipnose Ericksoniana, Trainer em PNL, Treinado por Anthony Robbins USA, Mastery University USA, Prêmio de liderança e primeiro lugar em diversos treinamentos sobre liderança e desenvolvimento humano, Triatleta Radialista comentarista esportivo, Formação em Inteligência Emocional, Emotologia (Cidade do Cérebro), Treinamento de Alta Performance e Estado de Pico, Lei da Atração, Criador do coaching financeiro. Autor do Livro Coaching Financeiro "A Arte de Enriquecer" Co-Autor do Livro Manual Completo de Coaching Co-Autor do Livro Leader Coaching - com Oscar Schimith e Tim Gallwey

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: